Review – 1/144 Let L-410M/MU Turbolet – Amodel #14167
A aeronave,
O Let L-410 é uma aeronave de transporte leve de curto alcance, fabricada pela empresa Tcheca Let. O modelo começou a ser produzido em 1969 e até o momento cerca de 1100 unidades foram construídas. A sua versão inicial de produção foi a Let L-410M/MU
O projeto data do início da década de 60 quando a fabricante da Tchecoslováquia Let Kunovice iniciou os estudos de projeto e construiu o primeiro protótipo voou com turbinas PT6, mais tarde substituídas por turbinas Walter M601 (L-410M). O modelo final de produção foi construído para a Aeroflot, possuía maior área alar e de cauda, permitindo pousos mais curtos (STOL), entretanto devido ao aumento do peso (tanques foram adicionados nas pontas das asas) ele teve sua capacidade de passageiros reduzida de 19 para 15 passageiros, essa versão ficou conhecida como L-410UVP e atualmente é mais utilizada ao redor do mundo.
Atualmente cerca de 500 unidades ainda estão em serviço, algumas inclusive voam no Brasil. Para companhias como a NHT e a Noar, além de terem operado para a Cruiser e algumas outras.
A aeronave não tem pressurização, portanto o seu teto operacional é limitado.
O kit,
Este kit da Amodel representa a versão Let L-410M/UM, que foram as versões iniciais com hélice tripá e motor Walter M601, o kit é simples composto apenas de 3 sprues. Dois para o kit e um para as transparências. No total são apenas 42 peças para completar todo o kit.
Como todo kit short-run não há pinos de encaixe, e a injeção do kit possui alguns problemas, como rebarbas e alguns desalinhamentos, portanto não é um kit indicado para quem ainda não tem uma certa experiência com montagem de kits short-run.
Todos os detalhes são em baixo relevo, a asa é moldada em uma única peça, facilitando a montagem, e a fuselagem vem com as janelas fechadas, o que agrada alguns modelistas e desagrada outros. O nariz vem separado da fuselagem, o que me faz acredita que Amodel pretenda lançar outras versões como o L-410UVP (o mais comum e voado pelas Cias Brasileiras) e quem sabe até o FG, versão com nariz de vidro para fotografia aérea.
Em um teste à seco, a fuselagem não encaixou perfeitamente, mas com uma pouco de lixa aqui e ali, tudo se resolveu normalmente, a asa se encaixa sem problemas na fuselagem. Acredito que haverá apenas um pouco de trabalho para fazer a parte do trem de pouso.
As transparências são boas, e incluem o para-brisas e os faróis dianteiros, que curiosamente ficam no nariz da aeronave. O interior do modelo limita-se aos assentos da cabine de comando, e um painal de instrumentos, sem detalhes. O manual está em Inglês e Cirílico, apenas 5 passos são necessários para a montagem.
A Amodel lançou este kit em duas versõs, o kit o 14167 e o 14167-01, a diferença entre eles está apenas nos decalques, o primeiro kit apresenta duas versões Russas, uma da Aeroflot e outra de lançamento de paraquedistas com acabamento de pintura em branco, cinza e azul. A segunda versão do kit (14167-01) com uma pintura Russa da Aeroflot e outra Tcheca, ambas com acabamento em cinza, branco e vermelho.
Os decalques são bem impressos, mas o filme transparente me pareceu insuficiente, recomendo dar uma reforçada neste filme com algum produto, como por exemplo o Microscale Liquid Decal Film.
Devido as suas linhas elegantes este kit ficará muito bonito após a montagem, e suas dimensões serão de 122mm de envergadura por 95mm de comprimento. Totalmente recomendado para os amantes da escala 1/144 e da aviação civil.
Onde comprar,
Este kit custa apenas US$15,80 + frete (cerca de 33Reais). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui
Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui
Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:
– Fazendo Compras em lojas no Exterior
– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional
Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este set para review,
Até a próxima!